terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Felicidade Relacionada com a Percepção Visual

Como pode estar a percepção visual da realidade de cada um relacionada com a sua felicidade? Está cientificamente provado que, ao recordarmos uma imagem positiva no nosso pensamento, as reacções que são desencadeadas no nosso cérebro são idênticas àquelas que ocorrem quando olhamos pela primeira vez para essa imagem.
Por exemplo, foi realizada uma experiência com vários indivíduos em que a sua actividade cerebral era registada no momento em que olhavam para a pintura “Girassóis” do pintor Van Gogh. As suas reacções, ao nível dos neurónios, foram registadas e comparadas com as que surgiam quando se pedia aos indivíduos para se recordarem dessa mesma imagem, mas sem olhar directamente para ela. Foi comprovado que as reacções eram as mesmas, concluindo, assim que uma pessoa em qualquer circunstância, pode recordar-se de uma imagem positiva para que o seu cérebro desencadeie reacções positivas.
Por isso, podemos dizer que ao imaginarmos coisas belas e agradáveis, nos pode trazer as mesmas sensações que ver estas coisas na vida real.

2 comentários: