terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Cromoterapia

A Cromoterapia é uma ciência que usa a cor para estabelecer o equilíbrio e a harmonia do corpo, da mente e das emoções.

Este método terapêutico teve inicio nas civilizações antigas, Egipto, Índia, Grécia, China, onde os seus métodos foram comprovados através da experimentação e verificação de resultados.
Hoje em dia, procura-se encontrar qual a cor mais apropriada para aplicar em zonas de estudo, trabalho, hospitais, etc. Mesmo ao nível publicitário, a utilização das cores é estudada com vista à persuasão do cliente e ao mercado a que se destina.

A Cromoterapia é baseada nas sete cores do espectro solar e cada cor tem uma vibração específica.

Uma cor pode desempenhar funções distintas, dependo da maneira como é empregue e conjugada com outras cores ou energias, que se encontram para além dos sentidos. Por isso, eventualmente, uma cor poderá ser utilizada para atingir determinado efeito, e numa circunstância completamente diferente, recorrer a outra cor (chegando a ser contrárias) para obter o mesmo resultado.
O cromoterapeuta deve ter formação e visão holística e a sensibilidade desenvolvida para utilizar as cores da forma adequada, activando as energias que estão deficitárias, ajudando na recuperação de células doentes e contribuindo na indução a melhores hábitos mentais que se traduzirão em melhoria da acção, dos hábitos e da conduta, levando à harmonização e à saúde integral.
Cada parte do nosso corpo está intimamente relacionada com as cores do espectro, portanto, dependendo do estado de espírito, necessitamos de tratar essa parte com a cor correspondente. Por exemplo: para a diabetes usamos o amarelo devido à sua acção renovadora.


Cromoterapia é um tratamento terapêutico baseado em cores e luzes que podem ajudar a curar anomalias que se apresentam no nosso corpo físico.

O ser humano e a natureza necessitam da luz do solar para sobreviver. O homem e a natureza recebem a luz solar e esta decompõe-se em sete raios principais que são distribuídos por todos os nossos corpos, físico e energético. Se houver desequilíbrio dessas cores, as doenças reflectem-se no nosso corpo físico e adoecemos.
A Cromoterapia, através de suas cores energéticas, reconstitui o equilíbrio do organismo, obtendo-se, portanto, a cura. No tratamento cromoterapêutico, podemos utilizar várias técnicas como fonte de cura ou harmonização: luz do espectro solar, luz de lâmpadas coloridas, alimentação natural, mentalização das cores e ainda contacto com a natureza.

Sem comentários:

Enviar um comentário